quarta-feira, 4 de abril de 2012

Experimento " Por que o céu é azul ? "

Data da Apresentação :30/03/2012
Prazo para elaoração do Relatório : 04/04/2012

Componentes do Grupo:  Gustavo e Ranieri.

Explicação do Experimento:

6 comentários:

  1. RUTH RAMOS, diz:

    A luz azul tem uma freqüência (ciclos de onda por segundo) muito próxima daquela de ressonância dos átomos da atmosfera, ao contrário da luz vermelha. Assim, a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas das moléculas com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é reemitida em todas as direções. No amanhecer e no entardecer, porém, a luz atravessa uma camada mais espessa da atmosfera. O azul se espalha tanto que não consegue chegar até nós e, por isso, vemos o céu vermelho.
    A luz violeta e o azul é as que mais se difundem, por isso que o céu é azul. Na experiencia foram utilizados os materiais: uma caixa de vidro com água dentro, uma lanterna (luz do sol), e leite.
    Só com água apenas a luz não aparece (reflete), quando põe um pouco de leite a luz aparece com a cor azul. Dependendo do lado que se vê a caixa de vidro a cor fica alaranjada. Uma experiencia bastante interessante.

    ResponderExcluir
  2. O principal motivo porque vemos o céu em tons de azul, é devido às partículas que existem na atmosfera. A luz solar atravessa estas partículas, nomeadamente átomos de oxigénio e nitrogénio, passando através delas a cor azul, em muito maior quantidade, devido a um fenómeno chamado de espalhamento Rayleigh. Este fenómeno físico diz-nos que a luz se espalha quando atravessa partículas de tamanho igual a um décimo do comprimento de onda da luz.
    A luz do sol, que nos chega apenas cerca de 10%, é constituída por todas as cores, mas as partículas presentes na atmosfera fazem com que a luz azul seja aquela que é espalhada de forma mais eficaz, fazendo com que as restantes cores sejam espalhadas noutras direções.
    Foi utilizado nessa experiencia os materiais como, uma caixa de vidro com água dentro, leite e lanterna.

    ResponderExcluir
  3. Como podemos perceber através deste trabalho, a radiação solar que aquece a terra é uma luz completamente brilhosa e branca, composta por várias outras tonalidades de cor, quando a luz penetra na atmosfera ela atinge os átomos de nitrogênio e oxigênio, como as outras partículas que compõem a atmosfera, então se forma o espalhamento, como os colegas mostraram no experimento deles com o aquário a água e o leite, a luz solar é espalhada em várias direções e com várias tonalidades de cor, cada uma com um comprimento de onda específico, e logo percebemos que, a que prevalece a tonalidade é a azul, entao, por isto o céu é azul, em razão do efeito das ondas.

    ResponderExcluir
  4. Sabemos que a luz é formada pela união de várias cores. Ao entrar em contato com a atmosfera, ela espalha-se devido às particulas existentes no ar.

    Porém as ondas de cada cor espalham-se de forma diferente, dependendo do seu comprimento. Quanto mais curtas, mais dispersas elas se tornam. O comprimento da onda azul faz com que ela se espalhe o suficiente para dar ao céu a tonalidade que vemos,como visto no experimento onde foi usado uma "caixa" de vidro com água e leite, e uma lanterna, a lanterna ( aparentemente de led branco) "representando" o sol, água e o leite ("representando" o céu, as partículas existente no ar etc...), sendo que onde o feixe de luz da lanterna foi direcionado, ficou com uma tonalidade azul-esverdeada semelhante a cor do céu durante o dia.

    Já no final da tarde, o sol ilumina obliquamente, obrigando os raios a fazer um caminho mais longo para chegar à Terra. Tal fato dispersa quase totalmente a luz azul e torna visível a vermelha, que possui um comprimento maior, dando-nos o espetáculo do pôr-do-sol

    ResponderExcluir
  5. a reflexão do mar associado aos raios de sol refletidos pela atmosfera dá a aparencia azulada ao céu, enquanto nos polos é avermelhada pois somente os maiores comprimentos de onda (vermelho e alaranjado) conseguem chegar. Porém as ondas de cada cor espalham-se de forma diferente, dependendo do seu comprimento.
    A luz violeta e o azul é as que mais se difundem, por isso que o céu é azul. Na experiencia foram utilizados os materiais: uma caixa de vidro com água dentro, uma lanterna (luz do sol), e leite.
    A luz do sol, que nos chega apenas cerca de 10%, é constituída por todas as cores, mas as partículas presentes na atmosfera fazem com que a luz azul seja aquela que é espalhada de forma mais eficaz, fazendo com que as restantes cores sejam espalhadas noutras direções.

    ResponderExcluir
  6. Na experiencia foram utilizados os materiais: uma caixa de vidro com água dentro, uma lanterna (luz do sol), e leite.O principal motivo porque vemos o céu em tons de azul, é devido às partículas que existem na atmosfera. A luz solar atravessa estas partículas, nomeadamente átomos de oxigénio e nitrogénio, passando através delas a cor azul, em muito maior quantidade, devido a um fenômeno.

    ResponderExcluir