sexta-feira, 30 de março de 2012

Experimento "Camara Escura "

Data do experimento: 30/03/2012
Prazo para Postagem do Relatório: 04/04/2012

Componentes do grupo: Ana Paula e Damaris.

Resumo

8 comentários:

  1. A câmara escura de orifício é um objeto totalmente fechado, com as paredes opacas e com um pequeno orifício em uma das faces. Ao colocarmos um pequeno objeto luminoso ou iluminado em frente à câmara, podemos observar a imagem formada na parede oposta ao orifício. Essa imagem é uma imagem real e invertida.

    O olho humano se comporta como uma câmara escura de orifício, onde a luz entra pela íris, e o orifício central é a pupila. Ao penetrar a pupila, a luz chega à região oposta chamada de retina, onde a imagem é formada. Essa imagem, assim como na câmara escura, é invertida.
    Na câmara escura, quanto menor for o orifício, mais nítida será a imagem formada pela câmara.
    Pude perceber que elas usaram uma lata de leite em pó, papel vegetal e uma vela para fazer o experimento demonstrando como ocorre a câmara escura.

    ResponderExcluir
  2. Nessa experiência foram utilizadas uma lata, papel vegetal e uma vela, para fazer este experimento foi preciso deixar o máximo possível escura a sala para poder ser observado. O olho humano é que nem câmara escura de orifício, onde a luz entra pela íris, e o orifício central é a pupila.Quando essa luz chega à região oposta chamada de retina, onde a imagem é formada essa imagem como foi vista no experimento ela se inverte.

    ResponderExcluir
  3. A câmara escura de orifício é um objeto totalmente fechado, que possui um pequeno orifício em uma de suas "paredes", que são todas opacas, como visto no experimento das meninas, onde foi usado uma lata metálica semelhante a de achocolatados, mas também pode-se usar um objeto em formato de paralelepípedo(caixa) para se fazer a câmara escura, usando-se também uma vela (objeto luminoso ou também iluminado) e uma folha vegetal.

    Quando um objeto iluminado ou luminoso é colocado à frente da câmara, é formada na parede oposta ao orifício uma imagem invertida semelhante ao objeto.

    Acontece o mesmo com o ser humano, a imagem se "forma" no olho humano invertida, só que o nosso cérebro "corrige" a imagem deixando-a do modo que a vemos, "corrigida", ocorre o mesmo também com as câmeras fotográficas, só que nelas existem componentes eletrônicos que "corrigem" a imagem deixando-a "certa".

    ResponderExcluir
  4. No experimento foram utilizados uma lata, uma vela e um papel vegetal, quando foi posto a vela acesa em frente a câmara escura, é formada na parede oposta ao orifício aparecendo o objeto invertido como ocorre no olho humano(só que o nosso cérebro corrige essa imagem) que ocorre também com a câmera fotográfica.

    ResponderExcluir
  5. Nesse experimento foi utilizado para confeccionar a câmara escura, uma lata de alumínio, papel vegetal e uma vela. Para que desse certo e para que pudéssemos ver a imagem da vela invertida foi preciso que a sala de aula ficasse o mais escura possível, para uma melhor visualização. A câmara escura nada mais é do que uma lata com um pequeno furo onde a luz não consegue entrar diretamente e portanto ela entra de atravessado. O que acontece é q os raios de luz da imagem se cruzam no orifício, ou seja, os raios da parte de cima se cruzam com os da parte de baixo da imagem deixando a imagem invertida no interior da câmera . Assim como a imagem está invertida na retina, ficando para o cérebro fazer a correção. Sendo assim, em uma câmera escura a imagem sempre será invertida. Sendo que a abertura que entra os raios de luz é pequena pode ser fechada rapidamente, esta característica é usada em todas as maquinas para captação de imagens, fotografia, TV, câmaras digitais etc.

    ResponderExcluir
  6. O presente experimento teve como material: uma vela, papel vegetal e também uma lata de alumínio.. Uma experiência facil e que da para se fazer em casa. O experimento era o seguinte, em um ambiente escuro, botar a vela atras da lata de aluminio, fazendo a imagem ficar invertida pelo fato da falta de propagação da luz. Isso também acontece com nossos olhos, fazendo o cérebro corrigir.

    ResponderExcluir
  7. RUTH RAMOS, diz :

    Com o principio da propagação retilínea da luz a câmara escura demonstra uma imagem projetada, ou seja, real num anteparo e invertida que em função do diâmetro do furo dá-se prioridade a profundidade de campo (nitidez) ou a abertura cromática (cores) tal como uma máquina fotográfica a qual é a própria câmara escura.
    O olho humano pode ser considerado uma câmara escura sendo o orifício a pupila e o papel vegetal a retina onde na mácula mais precisamente na fóvea encontram-se as células fotoreceptoras que decodificam a imagem enviando esse sinal ao cérebro; por isso que nós vemos com os olhos, mas enxergamos com o cérebro.
    Na experiência os materiais utilizados foram: uma lata de leite em pó, papel vegetal e uma vela(que era o objeto usado para que na câmara escura a imagem ficasse invertida). Quanto maior o orificio fica com menor nitidez.

    ResponderExcluir
  8. Sabemos que a luz é projetada em linha reta, então ao colocarmos um objeto luminoso ou iluminado diante do orifício de uma câmara escura a imagem refletida do objeto do outro lado da câmara fica invertida. Isso acontece porque ao passar pelo pequeno orifício no centro da caixa a luz continua se propagando em linha fazendo com que a imagem se inverta. Os olhos humanos funcionam da mesma forma que uma câmara escura, sendo o orifício a pupila, e o papel vegetal a retina. A única diferença é um pequeno nervo existente em nossa cérebro que faz com que as imagens não fiquem ao contrario como na câmara escura, seguindo essa teoria podemos dizer que vemos com os olhos, mais é com o cérebro que enxergamos as coisas corretamente.

    ResponderExcluir